Operação destrói 16 dragas em área de indígenas isolados no AM

As equipes atuam no combate ao garimpo ilegal, que ameaça comunidades indígenas isoladas, ribeirinhas e ecossistemas únicos da Amazônia.

A Polícia Federal, o Ibama e a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari, da Funai, deflagram a Operação “Nindaid Isquim” entre os dias 24 de abril e 1º de maio no Rio Jandiatuba e em áreas próximas, no extremo oeste do Amazonas.

As equipes atuam no combate ao garimpo ilegal, que ameaça comunidades indígenas isoladas, ribeirinhas e ecossistemas únicos da Amazônia.

Nos primeiros dias de ação, os agentes inutilizaram 16 dragas e maquinários usados no garimpo. A Polícia Federal também realizou diligências para coletar informações de inteligência, que vão embasar futuras ações para identificar líderes e financiadores da atividade ilícita, além de suas conexões com o crime organizado.

O Vale do Javari, onde ocorre a operação, é a segunda maior terra indígena do Brasil, com cerca de 8,5 milhões de hectares, e concentra a maior população de indígenas isolados do mundo.

A região abriga nove referências confirmadas de grupos isolados e outras cinco em estudo, além de cerca de 7 mil indígenas de etnias como Matis, Matsés, Mayoruna, Marubo, Kanamary, Kulina Pano, Korubo e Tshom Dyapa.

O avanço do garimpo ilegal coloca essas populações em risco de contaminação por mercúrio e causa prejuízos culturais.

Ameaças socioambientais da Amazônia

O garimpo ilegal representa uma das principais ameaças socioambientais da Amazônia. A atividade, além de provocar desmatamento e degradação de ecossistemas, contamina rios com mercúrio, impactando diretamente a saúde de comunidades indígenas, ribeirinhas e populações tradicionais.

Povos indígenas isolados, que não possuem imunidade a doenças externas e dependem do meio ambiente para sobrevivência, estão entre os mais vulneráveis.

A expansão do garimpo também alimenta a violência na região, impulsionando conflitos territoriais, o avanço do crime organizado e a exploração de trabalhadores em condições análogas à escravidão.

Em territórios protegidos, como o Vale do Javari — que abriga a maior concentração de indígenas isolados do mundo —, o garimpo ilegal coloca em risco culturas milenares e agrava a pressão sobre terras constitucionalmente garantidas.

A fiscalização enfrenta desafios constantes, incluindo o difícil acesso às áreas e a presença de organizações criminosas fortemente armadas.

Related Posts

Morte de Paulo Onça muda rumo de investigação e vulgo “Bacana” vai continuar preso

Permanece preso o comerciante Adeilson Duque Fonseca, vulgo “Bacana”, apontado como o responsável por agredir violentamente o sambista Paulo Onça após um acidente de trânsito ocorrido em…

Homem é baleado com sete tiros após ameaçar denunciar ‘boca de fumo’ em Manaus

Um homem identificado apenas como “Vandinho” foi baleado com sete tiros na noite desta segunda-feira (26), em uma área da zona Leste de Manaus. De acordo com…

Polícia procura paradeiro de cinco mulheres desaparecidas em Manaus

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) divulgou imagens de cinco mulheres desaparecidas em dias e locais diferentes da capital amazonense. A PC-AM reforça que, em casos de…

Homem que tentou matar esposa e filha estava sob efeito de drogas em Manaus, diz polícia

Um homem foi preso em flagrante, nesta segunda-feira (26), após uma tentativa de feminicídio contra a companheira e a filha do casal, em um condomínio no bairro…

‘Atim’ é preso por envolvimento em 20 crimes no interior do AM

Alison Bezerra de Lima, de 21 anos, conhecido como “Atim”, foi preso no domingo (25), pelo crime de roubo praticado contra uma adolescente de 12 anos, ocorrido…

Bebê de 2 meses é resgatado após ser deixado sozinho em casa pelos pais em Manaus

Um bebê de apenas dois meses foi resgatado pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) após ser encontrado sozinho dentro de uma casa no bairro Alvorada, zona centro-oeste…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *