RecuperaFone: entenda como funciona o sistema de recuperação de celulares roubados no Amazonas

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) lançou nesta terça-feira (17) o RecuperaFone, um programa inovador destinado a recuperar celulares roubados ou furtados e devolvê-los aos seus legítimos donos. O estado se torna o segundo do país a implantar essa tecnologia, que será coordenada pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC).

A mesma tecnologia foi empregada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). O projeto de recuperação de celulares foi reconhecido nacionalmente pela eficiência e resultou, nos últimos meses, na devolução de mais de 7 mil celulares a seus proprietários no referido estado.

O NIRC vai funcionar na sede da SSP-AM, na Avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, no Monte das Oliveiras, no Shopping Via Norte.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinicius Almeida, explicou que o RecuperaFone visa reduzir significativamente os crimes relacionados a roubo de celulares.

“Nossa meta é alcançar uma redução de 60% no roubo de celulares, como foi no Piauí. A longo prazo, queremos atingir uma redução de 90%, assim como no programa Paredão,” afirmou Almeida.

Principais objetivos do RecuperaFone

  • Recuperação de celulares roubados: Devolver aparelhos aos verdadeiros donos.
  • Desencorajamento de compra ilegal: Reduzir o mercado de celulares adquiridos ilegalmente.
  • Redução da criminalidade: Diminuir crimes relacionados a roubo de celulares.

Como vai funcionar o RecuperaFone

  • Tecnologia de rastreamento: O NIRC utilizará um software avançado para cruzar boletins de ocorrência com números de IMEI dos celulares.
  • Contato com usuários: Após identificar um aparelho roubado, a polícia enviará uma mensagem via WhatsApp, através do número verificado da SSP: (92) 93300-4088 com instruções para a devolução.
  • Registro do IMEI: Os cidadãos devem registrar boletins de ocorrência e fornecer o IMEI e o número de contato emergencial.
  • Registro do Boletim de Ocorrência: O cidadão registra o roubo ou furto e fornece o IMEI.
  • Criação do banco de dados: O software cria um banco de dados com as informações dos celulares roubados ou furtados.
  • Monitoramento e notificação: O sistema monitora os celulares e, ao identificar um IMEI correspondente, o NIRC envia uma mensagem via WhatsApp para o usuário, solicitando a comprovação da propriedade legítima.
  • Consequências legais: A não devolução do celular pode levar a responsabilidades legais para o usuário.

Related Posts

Amazonas tem menor índice de homicídios em 20 anos; aponta governo

O Amazonas fechou o primeiro quadrimestre de 2025 com o menor índice de homicídios dos últimos 20 anos, segundo dados da série histórica. A taxa foi de…

Homens são mortos a facadas e asfixiados em bairros de Manaus

Dois homicídios foram registrados na noite de domingo (4), em diferentes zonas de Manaus. As ocorrências aconteceram por volta das 19h e estão sendo investigadas pela Delegacia…

Mulher é baleada pelo namorado e perde parte do intestino em Itacoatiara

Uma mulher de 24 anos foi baleada pelo próprio namorado durante uma discussão, na tarde de domingo (4), no município de Itacoatiara, a 270 quilômetros de Manaus….

MP pede prisão preventiva de policial solto após ser flagrado com metralhadoras em Manaus

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) ingressou, no sábado (3), com uma Ação Cautelar Inominada no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para suspender a…

Operação combate violência contra crianças em Iranduba

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) realizou, na noite de sábado (04/05), uma Central Integrada de Fiscalização (CIF) com foco no combate à violência contra crianças e…

Adolescente é flagrado pela mãe estuprando a irmã de oito anos em Manaus

Um adolescente de 14 anos foi apreendido, na manhã desta terça-feira (29), suspeito de estuprar a própria irmã de 8 anos praticado em 2024. A apreensão aconteceu…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *