RecuperaFone: entenda como funciona o sistema de recuperação de celulares roubados no Amazonas

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) lançou nesta terça-feira (17) o RecuperaFone, um programa inovador destinado a recuperar celulares roubados ou furtados e devolvê-los aos seus legítimos donos. O estado se torna o segundo do país a implantar essa tecnologia, que será coordenada pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC).

A mesma tecnologia foi empregada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). O projeto de recuperação de celulares foi reconhecido nacionalmente pela eficiência e resultou, nos últimos meses, na devolução de mais de 7 mil celulares a seus proprietários no referido estado.

O NIRC vai funcionar na sede da SSP-AM, na Avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, no Monte das Oliveiras, no Shopping Via Norte.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinicius Almeida, explicou que o RecuperaFone visa reduzir significativamente os crimes relacionados a roubo de celulares.

“Nossa meta é alcançar uma redução de 60% no roubo de celulares, como foi no Piauí. A longo prazo, queremos atingir uma redução de 90%, assim como no programa Paredão,” afirmou Almeida.

Principais objetivos do RecuperaFone

  • Recuperação de celulares roubados: Devolver aparelhos aos verdadeiros donos.
  • Desencorajamento de compra ilegal: Reduzir o mercado de celulares adquiridos ilegalmente.
  • Redução da criminalidade: Diminuir crimes relacionados a roubo de celulares.

Como vai funcionar o RecuperaFone

  • Tecnologia de rastreamento: O NIRC utilizará um software avançado para cruzar boletins de ocorrência com números de IMEI dos celulares.
  • Contato com usuários: Após identificar um aparelho roubado, a polícia enviará uma mensagem via WhatsApp, através do número verificado da SSP: (92) 93300-4088 com instruções para a devolução.
  • Registro do IMEI: Os cidadãos devem registrar boletins de ocorrência e fornecer o IMEI e o número de contato emergencial.
  • Registro do Boletim de Ocorrência: O cidadão registra o roubo ou furto e fornece o IMEI.
  • Criação do banco de dados: O software cria um banco de dados com as informações dos celulares roubados ou furtados.
  • Monitoramento e notificação: O sistema monitora os celulares e, ao identificar um IMEI correspondente, o NIRC envia uma mensagem via WhatsApp para o usuário, solicitando a comprovação da propriedade legítima.
  • Consequências legais: A não devolução do celular pode levar a responsabilidades legais para o usuário.

Related Posts

Morte de Paulo Onça muda rumo de investigação e vulgo “Bacana” vai continuar preso

Permanece preso o comerciante Adeilson Duque Fonseca, vulgo “Bacana”, apontado como o responsável por agredir violentamente o sambista Paulo Onça após um acidente de trânsito ocorrido em…

Homem é baleado com sete tiros após ameaçar denunciar ‘boca de fumo’ em Manaus

Um homem identificado apenas como “Vandinho” foi baleado com sete tiros na noite desta segunda-feira (26), em uma área da zona Leste de Manaus. De acordo com…

Polícia procura paradeiro de cinco mulheres desaparecidas em Manaus

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) divulgou imagens de cinco mulheres desaparecidas em dias e locais diferentes da capital amazonense. A PC-AM reforça que, em casos de…

Homem que tentou matar esposa e filha estava sob efeito de drogas em Manaus, diz polícia

Um homem foi preso em flagrante, nesta segunda-feira (26), após uma tentativa de feminicídio contra a companheira e a filha do casal, em um condomínio no bairro…

‘Atim’ é preso por envolvimento em 20 crimes no interior do AM

Alison Bezerra de Lima, de 21 anos, conhecido como “Atim”, foi preso no domingo (25), pelo crime de roubo praticado contra uma adolescente de 12 anos, ocorrido…

Bebê de 2 meses é resgatado após ser deixado sozinho em casa pelos pais em Manaus

Um bebê de apenas dois meses foi resgatado pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) após ser encontrado sozinho dentro de uma casa no bairro Alvorada, zona centro-oeste…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *