Operação Cativos: Sejusc integra ação da PF em repressão a trabalho análogo à escravidão em Itacoatiara

Equipes da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) integraram a Operação Cativos, da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT-AM), nesta terça-feira (27/02), para reprimir crimes de redução a condição análoga a escravidão. A ação apurou denúncias em um instituto para dependentes químicos no município de Itacoatiara (distante 269 quilômetros da capital).

Coordenada pela PF, a operação ocorreu em decorrência de uma denúncia via Ministério Público, sobre as atividades do instituto terapêutico de reabilitação para dependentes químicos no município.

Técnicos que atuam na Gerência de Política sobre Álcool e outras Drogas (GPAD) da Sejusc atuaram em conjunto com os 25 policiais federais para cumprir três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal no Amazonas.

De acordo com a secretária executiva de Direitos Humanos, Gabriella Campezatto, a denúncia indicava que os internos eram submetidos ao trabalho análogo a escravidão, em condições degradantes de higiene, sem alimentação adequada, executando trabalhos forçados, além de não possuir equipes técnicas para o tratamento no local.

Durante a operação, a Sejusc atuou para averiguar a violação de direitos, com a aplicação de formulários, entrevista com pessoas encontradas no local e encaminhamentos para a rede de proteção.

“No local foi verificado as condições que eles moravam, a forma de habitação. Ao todo, foi verificada a presença de 15 homens e seis mulheres, por meio da aplicação de um formulário institucional e com os adictos, além de acionada a rede de proteção do município para maiores intervenções”, comentou a secretária Gabriella.

A Polícia Federal ainda apurou a realização da exploração da imagem deles em “lives” realizadas por meio das redes sociais, com o objetivo de obter engajamento e recursos financeiros de doadores.

SEDH

Integrada a Sejusc, a Secretaria Executiva de Direitos Humanos está localizada no Shopping Parque 10 Mall, Avenida Tancredo Neves, bairro Parque 10, zona centro-sul e atua na promoção, proteção, defesa e implementação dos direitos humanos em consonância com os ordenamentos e documentos nacionais, estaduais e internacionais.

Por meio das Gerências de Migração, Refúgio, Enfretamento ao Tráfico Humano e Trabalho Escravo (GMIG) e de Política sobre Álcool e outras Drogas (GPAD), são realizadas ações educativas, recebimento e apuração de denúncias e encaminhamento para demais serviços da rede de proteção.

Fotos: Divulgação/Polícia Federal

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania: Lívia Anselmo e Suelen Gonçalves – ascom.sejusc@gmail.com

Related Posts

C0rpo de peixeiro é encontrado amarrado a balsa na Feira da Panair

Na manhã desta segunda-feira (24), um homem identificado apenas como ‘Tiaguinho’ foi encontrado morto na Feira da Panair, localizada no bairro Educandos, zona Sul da capital amazonense….

O corre vai miar: homem é preso com marmita recheada de dr0g4s

Na noite deste domingo  (23), um jovem de 23 anos foi preso em flagrante no Beco Santa Cláudia, localizado no bairro Coroado, zona leste de Manaus. Ele…

“Caim e Abel”: bebedeira entre irmãos termina em m0rte na zona Leste de Manaus

Na tarde deste domingo (23), um homem identificado como Jhonathan Serafim da Silva, de idade não revelada, foi brutalmente assasinado a facadas pelo próprio irmão, apontado como…

Operação Tamoiotatá 4: Governo do Amazonas aplica R$ 14 milhões em multas por prática de crimes ambientais no sul do Amazonas

As ações da Operação Tamoiotatá 4, realizada pelo Governo do Amazonas, com apoio de órgãos federais, no sul do Amazonas, para o combate aos crimes ambientais, resultaram,…

Festival de Parintins 2024: Detran-AM contará com mais de 50 agentes de trânsito atuando durante as festividades

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) contará com 55 agentes de trânsito atuando, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), durante a 57ª…

Líder do prefeito de Parintins na Câmara Municipal denunciado por vender carro roubado

A Câmara Municipal de Parintins foi sacudida por uma denúncia que abalou as bases dos Poderes Legislativo e Executivo da Ilha Tupinambarana. Nestes quarta-feira (19/06), o jornalista…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *