Supremo resolve impasse de 50 anos e consolida ZFM em ação conduzida por Wilson Lima

O Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu um impasse que perdurava 50 anos da Zona Franca de Manaus (ZFM) em ação conduzida pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil). A Corte formou unanimidade para validar o uso de créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da Zona Franca de Manaus (ZFM) sem a anuência de outros estados brasileiros durante sessão plenária de segunda-feira, 11, divulgada nesta terça, 12.

Segundo informações do STF, a ação foi movida pelo Estado de São Paulo, que confrontava decisões do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo (TIT) por invalidarem créditos de ICMS relativos a aquisições de mercadorias do Amazonas, contemplados com incentivos fiscais decorrentes do regime da Zona Franca de Manaus.

Os ministros tiveram o mesmo entendimento do relator, ministro Luiz Fux, sobre o uso dos créditos do ICMS por empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Foram registrados dez votos favoráveis sem votos contrários.

A decisão foi comemorada pela equipe econômica de Wilson Lima, que se amparou na Lei Complementar Nº 24, de 7 de janeiro de 1975, na qual trata sobre isenções do imposto. O artigo 15 trata especificamente da ZFM, indicando que o disposto na lei não se aplica às indústrias do polo.

Na rede social X, Wilson Lima comemorou a vitória Amazonas, pontuando que o STF seguiu a Carta Magna. “A Constituição Federal garante que incentivos fiscais relativos ao ICMS sejam concedidos às indústrias instaladas aqui sem exigir a anuência dos demais Estados e do DF e assim vai continuar sendo“, publicou.

Related Posts

uspeito de participar de tentativa de invasão à casa de PM é preso em Manaus

Suspeito de participar de uma tentativa de invasão à casa de um policial militar, Igor Francisco Oliveira Lopes, de 21 anos, foi preso na tarde desta quinta-feira…

Polícia Civil cria núcleo especial para delitos de menor potencial em Manaus

Nesta quinta-feira (20), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) apresentou o Núcleo Especial Criminal (Necrim), criado para aprimorar o atendimento a delitos de menor potencial ofensivo em…

Polícia Militar prende trio e apreende drogas em operação no Centro de Manaus

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) prendeu três pessoas, de idades 22, 26 e 32 anos, na manhã desta segunda-feira (03/02) no Centro de Manaus. A operação…

Investigado, “casamento de milhões” teve sapato Swarovski e Falamansa

O casamento da filha do prefeito de Manaus, David Antônio Abisai Pereira de Almeida (Avante), atraiu não apenas olhares admirados, mas também a atenção do Ministério Público do…

Pesquisa Iverita/Imediato aponta vitória de Capitão Alberto Neto sobre David Almeida no segundo turno

Estudo realizado entre os dias 9 e 11 de outubro com 1.116 entrevistados aponta o deputado federal com 51,68% contra 48,32% do atual prefeito Pesquisa publicada nesta…

Novo vazamento da PF liga prefeito de Manaus, irmã e genro à organização criminosa.

Um novo vazamento do inquérito da Operação Entulho, da Polícia Federal (PF), liga o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), sua irmã Dulcineia Almeida [Dulce Almeida] e…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *