‘Catfishing’: PC-AM faz alerta contra criminosos que se passam por ‘novinhas’ para dar “Golpe do Amor”;

A era digital trouxe consigo muitas facilidades, mas também um aumento significativo nas oportunidades de fraude. Uma prática que tem ganhado destaque recentemente é o chamado “catfishing,” um golpe online que envolve indivíduos se passando por outras pessoas para enganar vítimas incautas em busca de amor e relacionamentos. A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), está emitindo um alerta importante para que as pessoas não caiam nesse tipo de crime virtual.

O “catfishing” é uma forma de fraude na internet em que criminosos usam identidades falsas para criar relações virtuais com suas vítimas. À medida que esses relacionamentos se desenvolvem, os criminosos ganham a confiança de suas vítimas, muitas vezes com a intenção de obter vantagens financeiras. O Delegado Antônio Rondon, titular da Dercc, esclarece que a motivação principal desses criminosos é o ganho financeiro, frequentemente levando as vítimas a fazer transações bancárias sob pressão. Quando as vítimas hesitam, os criminosos podem até mesmo usar imagens íntimas ou informações pessoais obtidas durante a construção dessa falsa relação de confiança para chantagem.

O que torna esse golpe particularmente insidioso é que, em alguns casos, os autores podem estar mais próximos das vítimas do que se imagina, como amigos ou familiares, que podem estar aplicando o golpe por vingança ou outros motivos. Isso gera constrangimento adicional para as vítimas.

A Polícia Civil enfatiza a importância de tomar medidas de segurança ao se envolver em relacionamentos online e compartilhar informações pessoais. O Delegado Rondon aconselha que as pessoas verifiquem a autenticidade de quem estão se relacionando, não se limitando apenas a mensagens de texto, mas também fazendo ligações de voz ou vídeo. Se a outra pessoa se recusar a participar de chamadas de voz ou vídeo ou solicitar informações pessoais muito cedo no relacionamento, isso deve ser visto como um sinal de alerta.

Além disso, a Polícia Civil incentiva as vítimas de golpes de “catfishing” a denunciarem imediatamente. O primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer delegacia, ou mesmo online, através da Delegacia Virtual. A Dercc, localizada na Delegacia Geral, também está disponível para auxiliar as vítimas.

Tudo começa pelo registro da ocorrência

O primeiro passo para denunciar um golpe é registrar o Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer delegacia, inclusive pela Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/.

As vítimas também podem registrar na Dercc, localizada nas dependências da Delegacia Geral (DG), avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital.

O Delegado Rondon destaca que a Dercc não apenas investiga crimes cibernéticos, mas também fornece orientações preventivas para que as pessoas evitem cair em golpes online. A prevenção é fundamental na luta contra o “catfishing” e outros crimes cibernéticos.

Em um mundo cada vez mais conectado, é vital que todos estejam cientes dos perigos que existem no ambiente digital. A vigilância e a educação são as melhores armas contra aqueles que buscam tirar proveito da confiança e do coração das pessoas. Portanto, lembre-se: desconfie, verifique e, acima de tudo, denuncie quando suspeitar de que está sendo vítima de “catfishing”. A ação rápida pode salvar vidas e evitar prejuízos financeiros significativos. A internet é uma ferramenta poderosa, mas também é um terreno fértil para os inescrupulosos. Esteja atento e proteja-se.

Related Posts

Morte de Paulo Onça muda rumo de investigação e vulgo “Bacana” vai continuar preso

Permanece preso o comerciante Adeilson Duque Fonseca, vulgo “Bacana”, apontado como o responsável por agredir violentamente o sambista Paulo Onça após um acidente de trânsito ocorrido em…

Homem é baleado com sete tiros após ameaçar denunciar ‘boca de fumo’ em Manaus

Um homem identificado apenas como “Vandinho” foi baleado com sete tiros na noite desta segunda-feira (26), em uma área da zona Leste de Manaus. De acordo com…

Polícia procura paradeiro de cinco mulheres desaparecidas em Manaus

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) divulgou imagens de cinco mulheres desaparecidas em dias e locais diferentes da capital amazonense. A PC-AM reforça que, em casos de…

Homem que tentou matar esposa e filha estava sob efeito de drogas em Manaus, diz polícia

Um homem foi preso em flagrante, nesta segunda-feira (26), após uma tentativa de feminicídio contra a companheira e a filha do casal, em um condomínio no bairro…

‘Atim’ é preso por envolvimento em 20 crimes no interior do AM

Alison Bezerra de Lima, de 21 anos, conhecido como “Atim”, foi preso no domingo (25), pelo crime de roubo praticado contra uma adolescente de 12 anos, ocorrido…

Bebê de 2 meses é resgatado após ser deixado sozinho em casa pelos pais em Manaus

Um bebê de apenas dois meses foi resgatado pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) após ser encontrado sozinho dentro de uma casa no bairro Alvorada, zona centro-oeste…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *