Manaus se torna a 3ª capital mais violenta do Brasil e uma das cidades mais perigosas do Mundo para se morar

A cidade de Manaus, capital do Amazonas, enfrenta um cenário alarmante, sendo classificada como a terceira capital mais violenta do Brasil, de acordo com os dados revelados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023. Com uma taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) de 53,4  mortes por 100 mil habitantes no estado, a violência desenfreada tem sido motivo de grande preocupação para os moradores locais, principalmente por conta da Guerra entre Facções.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública destaca que as mortes intencionais, incluindo homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenção policial, estão na lista de crimes que contribuem para esse cenário preocupante.

Manaus também figura entre as 50 cidades mais violentas do país, ocupando a 23ª posição no ranking, com uma taxa ainda mais assustadora de 53,4 mortes por 100 mil pessoas. Essa situação coloca em evidência a urgência de ações concretas para conter a escalada da violência e garantir a segurança da população.

Além disso o estado do Amazonas ocupa a terceira posição entre os estados mais violentos do país, tendo uma taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) de 38,8 mortes por 100 mil pessoas.

Uma das cidades mais perigosas do mundo para se viver.

Além de ser uma das capitais mais violentas do Brasil, Manaus também ganha destaque desolador em âmbito internacional. De acordo com a Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, a cidade está entre as mais perigosas do mundo em 2022, com uma taxa de homicídios de 40 por 100 mil habitantes. Os dados, baseados no levantamento do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal do México, reforçam ainda mais a gravidade da situação na região.

O fenômeno da violência na América Latina é amplamente atribuído ao tráfico de drogas, tráfico de armas e guerras de gangues. Essas questões têm afetado negativamente a segurança pública na região, levando a altas taxas de homicídios e a migração de áreas afetadas para outros países, como os Estados Unidos.

Related Posts

Morte de Paulo Onça muda rumo de investigação e vulgo “Bacana” vai continuar preso

Permanece preso o comerciante Adeilson Duque Fonseca, vulgo “Bacana”, apontado como o responsável por agredir violentamente o sambista Paulo Onça após um acidente de trânsito ocorrido em…

Homem é baleado com sete tiros após ameaçar denunciar ‘boca de fumo’ em Manaus

Um homem identificado apenas como “Vandinho” foi baleado com sete tiros na noite desta segunda-feira (26), em uma área da zona Leste de Manaus. De acordo com…

Polícia procura paradeiro de cinco mulheres desaparecidas em Manaus

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) divulgou imagens de cinco mulheres desaparecidas em dias e locais diferentes da capital amazonense. A PC-AM reforça que, em casos de…

Homem que tentou matar esposa e filha estava sob efeito de drogas em Manaus, diz polícia

Um homem foi preso em flagrante, nesta segunda-feira (26), após uma tentativa de feminicídio contra a companheira e a filha do casal, em um condomínio no bairro…

‘Atim’ é preso por envolvimento em 20 crimes no interior do AM

Alison Bezerra de Lima, de 21 anos, conhecido como “Atim”, foi preso no domingo (25), pelo crime de roubo praticado contra uma adolescente de 12 anos, ocorrido…

Bebê de 2 meses é resgatado após ser deixado sozinho em casa pelos pais em Manaus

Um bebê de apenas dois meses foi resgatado pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) após ser encontrado sozinho dentro de uma casa no bairro Alvorada, zona centro-oeste…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *