Manaus se torna a 3ª capital mais violenta do Brasil e uma das cidades mais perigosas do Mundo para se morar

A cidade de Manaus, capital do Amazonas, enfrenta um cenário alarmante, sendo classificada como a terceira capital mais violenta do Brasil, de acordo com os dados revelados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023. Com uma taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) de 53,4  mortes por 100 mil habitantes no estado, a violência desenfreada tem sido motivo de grande preocupação para os moradores locais, principalmente por conta da Guerra entre Facções.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública destaca que as mortes intencionais, incluindo homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenção policial, estão na lista de crimes que contribuem para esse cenário preocupante.

Manaus também figura entre as 50 cidades mais violentas do país, ocupando a 23ª posição no ranking, com uma taxa ainda mais assustadora de 53,4 mortes por 100 mil pessoas. Essa situação coloca em evidência a urgência de ações concretas para conter a escalada da violência e garantir a segurança da população.

Além disso o estado do Amazonas ocupa a terceira posição entre os estados mais violentos do país, tendo uma taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) de 38,8 mortes por 100 mil pessoas.

Uma das cidades mais perigosas do mundo para se viver.

Além de ser uma das capitais mais violentas do Brasil, Manaus também ganha destaque desolador em âmbito internacional. De acordo com a Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, a cidade está entre as mais perigosas do mundo em 2022, com uma taxa de homicídios de 40 por 100 mil habitantes. Os dados, baseados no levantamento do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal do México, reforçam ainda mais a gravidade da situação na região.

O fenômeno da violência na América Latina é amplamente atribuído ao tráfico de drogas, tráfico de armas e guerras de gangues. Essas questões têm afetado negativamente a segurança pública na região, levando a altas taxas de homicídios e a migração de áreas afetadas para outros países, como os Estados Unidos.

Related Posts

Homem é preso por invadir casa da ex-mulher e ameaçá-la, em Manaus

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) norte/leste, cumpriu, nesta segunda-feira (1º/07), mandado de prisão preventiva de…

Assaltante é morto após tentar roubar arma de vigilante em Manaus

Um homem morreu ao tentar roubar a arma de um vigilante no Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo, no bairro da Raiz, na zona Sul…

Urgente: jovem é execut4d0 com 20 tir0s ao voltar de futebol em Manaus

O jovem Jonatan Ferreira da Conceição, de 26 anos, conhecido como vulgo “Bicudo”, foi violentamente assassinado na noite desta segunda-feira (1), na rua da Igreja, bairro Santa Luzia,…

C0rpo é encontrado boiando na Feira da Panair

Na manhã desta segunda-feira (1), um corpo do sexo masculino foi encontrado boiando no Terminal Pesqueiro, ao lado da Feira da Panair, no bairro Educandos, Zona Sul…

A última breja: homem é ass4ssinado com t1ros na cabeça em bar de Manaus

Na madrugada desta segunda-feira (1º), um homem não identificado foi assassinado, na Estrada da Compensa, no bairro de mesmo nome, zona Oeste da capital amazonense. De acordo…

Assassino e outros três foragidos são presos durante o Festival de Parintins

Durante o prestigiado Festival Folclórico de Parintins, quatro homens que estavam foragidos por homicídios, roubos e falta de pagamento de pensão alimentícia foram presos. Três deles foram…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *